Arce oferece atendimento para a população no Vapt Vupt Papicu
10 de abril de 2025 - 16:04 #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #arce #Atendimento #Atendimento Itinerante #Boa Governança #Ouvidoria #Ouvidoria Setorial
O projeto se configura como uma ferramenta de visibilidade para a Arce e uma oportunidade para ampliação do público e do atendimento, uma vez que a Ouvidoria é fundamental para garantir que a voz da população seja ouvida.
Se você já passou por problemas nas áreas de saneamento, transporte, energia elétrica ou gás canalizado e ficou confuso sem saber a quem recorrer, é importante esclarecer que a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) tem como dever fiscalizar e regular essas áreas. Com o objetivo de aproximar a Arce do cidadão cearense, a Ouvidoria do Entre Regulador realiza na próxima quarta-feira, 16 de abril, a partir das 9h, a segunda edição do “Arce na Área”, no Vapt Vupt Papicu, localizado no Shopping RioMar Fortaleza.
O Projeto foca em fortalecer o diálogo entre a Agência e a sociedade, apresentando os serviços que a Arce presta para a população, por meio de um atendimento itinerante. Essa edição será realizada em parceria com a Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS).
94.769 solicitações registradas
Ao todo, o setor de Ouvidoria da Agência Reguladora do Estado do Ceará registrou, em 2023, um total de 94.769 solicitações, entre reclamações, informações, denúncias e sugestões/críticas/elogios relacionadas às áreas de atuação. Em 2024, até o dia 31 de dezembro, esse número já atingiu o valor de 86.744 registros. Os dados referem-se às quatro áreas de atuação da Arce: saneamento, transporte, gás canalizado e energia elétrica.
Os setores mais demandados, de acordo com o Sistema de Ouvidoria (SOA), são, em primeiro lugar, o de transporte rodoviário intermunicipal (com 25.270 registros), seguido pelo saneamento (8.879 registros) e energia (971 registros), ocupando o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, tanto em número de reclamações como em outras demandas, entre as quais citamos solicitações de informações, denúncias ou sugestões.
Por meio de ações itinerantes em diferentes regiões da Capital Cearense, o “Arce na Área” leva informações essenciais sobre os serviços prestados para a população, orientando os cidadãos não apenas sobre seus direitos, mas também sobre seus deveres. Na oportunidade, a Agência Cearense também esclarece dúvidas pontuais do público sobre como contar com o apoio da Autarquia para garantir a qualidade e eficiência dos serviços.
Sobre o assunto, o presidente da Arce, Rafael De Paula, ressalta que se aproximar do cidadão cearense é uma ação necessária para fortalecer o elo com o público-alvo da Agência e entender as necessidades da população. “É necessário que estejamos presentes na vida do cidadão para além dos muros da Agência. Iniciativas como essa servem para fortalecer o compromisso da Arce em aproximar o público e fazer com que a sociedade saiba que pode contar com uma regulação eficiente”, complementou o Gestor.
Mais perto da população
Além disso, o projeto se configura como uma ferramenta de visibilidade para a Arce e uma oportunidade para ampliação do público e do atendimento, uma vez que a Ouvidoria é fundamental para garantir que a voz da população seja ouvida e considerada nas decisões da Agência, impactando diretamente no processo de regulação e fiscalização.
De acordo com a Ouvidora-Chefe da Agência, Daniela Cambraia, o “Arce na Área” visa fomentar a participação do público cearense no processo de melhoria dos serviços públicos. A ação, segundo a ouvidora, tem como objetivo divulgar os serviços ofertados pela Arce e aproximar a agência do cidadão, que muitas vezes não sabe a quem recorrer.
“Estaremos durante todo o dia realizando um atendimento itinerante, colaborando para a resolução de problemas enfrentados diariamente pela população, como por exemplo, reclamações sobre atraso em rotas de transporte metropolitano, ônibus que apresentam condições estruturais ruins, quedas de energia e demoras na religação, solicitações diversas nas áreas que atuamos”, ressalta Daniela Cambraia.
O “Arce na Área” inclui também o público que realiza atendimento no Vapt Vupt Papicu, uma vez que nossos técnicos farão palestras para os colaboradores sobre como a Agência atua em prol dos direitos do cidadão”, enfatizou Daniela Cambraia.
Mais informações
Arce na Área
Data: 16 de abril ( quarta-feira)
Horário: Das 9h às 16h
Local: Vapt Vupt Papicu ( RioMar Fortaleza)
Endereço: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500. Papicu