Oficina sobre políticas ESG tem excelentes resultados

7 de junho de 2022 - 11:15 # # # # # # # # # # # # #

“Formulação de uma Agenda Environmental, Social and Governance (ESG)” foi o tema da oficina realizada pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), exclusivamente para servidores e colaboradores. A capacitação, que aconteceu ontem, no auditório da Agência Cearense, teve o objetivo de enfatizar a importância das políticas correspondentes às práticas ambientais, sociais e de governança, além de coletar e consolidar propostas de implementação dessas políticas, dentro da agenda institucional do Ente Regulador. Para palestrar sobre o tema, participaram os advogados Celso Torres, Amanda Siqueira e Jana Brito. A mediação dos debates ficou a cargo do analista de regulação da Arce, Alisson Melo.

A capacitação foi dividida em dois momentos. No turno da manhã, os conferencistas introduziram a parte teórica relacionada à política ESG, incluindo a definição e seu respectivo processo de implementação, além de promover debates e coletar ideias relacionadas à realidade da Agência. Já no período da tarde, os participantes se concentraram na parte prática do tema, identificando problemas e prioridades; propondo e prototipando soluções; estabelecendo metas, métricas e responsáveis; elaborando um benchmark (análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor); e apresentando um pitch (apresentação rápida para convencimento da solidez da proposta).

Perspectiva

De acordo com o palestrante Celso Torres, o Ente Regulador, mais uma vez, se mostrou pró-ativo ao trazer para debate uma temática essencial e urgente para os dias atuais e futuros. “É gratificante ter participado e dado início, nesse evento, à jornada ESG da Arce, principalmente porque o desafio da Agência, quando se fala em Environmental, Social and Governance, é duplo: pensar na agenda ESG do ponto de vista próprio, do impacto gerado por suas atividades internas, e do ponto de vista externo, englobando as consequências da atividade regulatória sobre a população atendida pelos serviços públicos de sua competência”, complementa Torres.

Ainda conforme o advogado e especialista em ESG, a Arce tem, em mãos, a possibilidade de auxiliar na disseminação dessa política no Estado. Ele também ressaltou que a atividade regulatória da Agência ditará o quanto as empresas prestadoras de serviços públicos precisarão adequar suas atividades do ponto de vista social, ambiental e de governança. “ESG é uma jornada, e essa oficina sinaliza o início dela para a Arce”, enfatiza.

 

07.06.2022

Assessoria de Comunicação

Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br

Telefone: (85) 3194.5674