Saneamento: Arce compartilha experiências exitosas com oito países africanos

7 de novembro de 2022 - 11:51 # # # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) integra, até o próximo dia onze, grupo de discussão que visa abordar, entre os outros assuntos, o modelo de regulação de saneamento básico no Estado do Ceará, incluindo saneamento rural e resíduos sólidos. Trata-se de convite feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Agência Brasileira de Cooperação (vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) para agregar resultados ao Programa de Cooperação Trilateral Sul-Sul, que envolve o Brasil, a África e a própria Unicef.

Nesse contexto, o grupo recebe, em Fortaleza, delegação composta por oito países africanos para discutirem, além dos modelos regulatórios, estratégias de governança nas áreas de água, saneamento e higiene nos âmbitos nacional e estadual. São eles: Burundi, Ruanda, Malawi, Essuatíni, Madagáscar, Moçambique, Namíbia e Etiópia. Referido grupo também é composto por integrantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Secretaria das Cidades (Scidades), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), entre outros.

As atividades inclusas na agenda envolvem palestras com temas que vão desde “Estratégias de governança federal do setor de Água, Saneamento e Higiene no Brasil”, passando pela “Implementação do Saneamento Urbano e Rural no Estado do Ceará”, até a “Gestão de resíduos sólidos no estado do Ceará”. Também serão feitas visitas a ecopontos, estações de tratamento de esgoto, sistemas de abastecimento de água e sistemas integrados de saneamento de rural (Sisars).

Para consultar o cronograma de palestras e visitas, basta clicar AQUI.

A ABC

A Agência Brasileira de Cooperação é responsável por coordenar, executar e avaliar os programas e ações da cooperação técnica e humanitária internacionais do Brasil, em parceria com governos estrangeiros ou com organismos internacionais, nas vertentes do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. De acordo com a ABC, o intercâmbio internacional “é um comprovado instrumento de promoção de desenvolvimento social e econômico, apresentando-se como um dos principais vetores da política externa brasileira”.

A ABC conta, em mais de três décadas, com 257 instituições parceiras nacionais, públicas e privadas; alianças estratégicas com 20 países desenvolvidos, 45 organismos internacionais e mais de 100 países em desenvolvimento. Os principais projetos desenvolvem-se em administração pública, agricultura familiar, ciência e tecnologia, cultura, defesa, desenvolvimento social, educação e alimentação escolar, energia, indústria e comércio, justiça, meio ambiente, pecuária, saúde, segurança pública, desenvolvimento urbano, trabalho e emprego.

Unicef

Quanto ao Unicef, a principal missão é assegurar que cada criança e cada adolescente tenha seus direitos humanos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Foi criado em 1946 e chegou ao Brasil em 1950, estando, hoje, presente em mais de 190 países. No Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalha em parceria com governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil, grupos religiosos, mídia, setor privado e outras organizações internacionais, incluindo agências das Nações Unidas, para defender os direitos de meninas e meninos brasileiros.

07.11.2022
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br