Arce: Ouvidoria e Ética movimentaram o 30º Fórum Regulação e Cidadania

17 de agosto de 2023 - 11:32 # # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizou, ontem, 16, um novo Fórum Regulação e Cidadania. O evento, que chegou à sua 30ª edição, teve como tema principal a “Ouvidoria e Ética como Instrumentos para Melhoria dos Serviços Públicos”, focando nos servidores e colaborares da Agência Cearense como público-alvo. Nesse contexto, os palestrantes convidados para versar sobre o assunto foram o assistente técnico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Jean Lopes, e o auditor Tiago Peixoto – também da referida Controladoria.

O presidente do Ente Regulador, Hélio Winston Leitão, abriu o Fórum, agradecendo a participação de todos e o empenho de toda equipe pela organização do evento. “O serviço público precisa passar por melhorias constantes e abrir discussões envolvendo a Ouvidoria, que é a porta de entrada da Agência, e a ética, que é basilar em qualquer atividade – seja pública ou privada, é extremamente necessário para aprimorarmos nosso atendimento e o acolhimento ao cidadão”, enfatizou Winston.

Na sequência, o analista de regulação, Filipe Rangel, apresentou o Painel de Pesquisa Interna, elaborado no final de 2022 com o objetivo de identificar a percepção de servidores e colaboradores acerca do papel do setor de ouvidoria. “O foco foi avaliar o grau de compreensão do público interno com relação às atividades que a Ouvidoria desenvolve, ou deveria desenvolver”, salientou Rangel.

Logo em seguida, Jean Lopes iniciou a palestra sobre a “Estrutura de Ouvidoria do Estado”. De acordo com Lopes, é importante que o público entenda o real papel de governança que a Ouvidoria possui na melhoria dos serviços públicos. Dando continuidade, o auditor Tiago Peixoto fez apresentação sobre a “Estrutura de Gestão da Ética do Estado”. Ao fim das apresentações, houve um momento para esclarecimento de dúvidas do público e, após, a entrega dos certificados de participação aos palestrantes.

O Fórum

O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias.

 

17.08.2022
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefones: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br