Arce empossa nova conselheira

4 de abril de 2024 - 15:52 # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) conta com nova integrante no Conselho Diretor. Trata-se da advogada Kamile Moreira Castro, que foi empossada, na tarde de ontem, em cerimônia solene realizada na sede do Ente Regulador. O evento contou com a participação de inúmeras autoridades do poder público estadual e lotou o auditório da Agência. A nova conselheira da Arce é Mestra em Ciências Políticas peo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa (ISCSP) e Mestra em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP). Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A duração do mandato de conselheiro da Arce é de cinco anos, não sendo admitida recondução.

A cerimônia teve início com a formação da mesa de honra, composta pelo presidente da Arce, João Gabriel Rocha, pelo procurador-geral do Estado, Rafael Machado, pela secretária de direitos humanos, Socorro França, pelo procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Rodrigo Martiniano, pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação, e ex-presidente da Arce, Hélio Winston, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Abelardo Benevides, pela procuradora de justiça, Maria Magnólia, e pelo deputado Sérgio Aguiar, além da empossada.

Na sequência, a servidora mais antiga da Arce, Tatiana Cirla, fez a leitura do termo de posse, dando continuidade à assinatura do documento pela nova conselheira, pelos demais membros do colegiado e pelo Procurador-Geral. A palavra foi concedida, posteriormente, à Secretária de Direitos Humanos, Socorro França, que enalteceu a formação e experiência não apenas da nova conselheira, mas também de todo o corpo técnico da Arce. “A Dra. Kamile tem um grande desafio à sua frente, juntamente aos conselheiros, para que tenhamos acesso a serviços públicos cada vez mais assertivos, democráticos e republicados”, enfatizou.

Logo em seguida, a nova conselheira assumiu a fala, afirmando que a vontade de entregar um trabalho de qualidade em prol do cidadão é maior do que os desafios que estão por vir. “Juntos e juntas, podemos concluir essa missão com integridade, dedicação e comprometimento. Que possamos trabalhar em conjunto para garantir um Ceará mais justo, próspero e democrático para todos os seus habitantes”, pontuou Castro.

Encerrando os discursos, o presidente da Agência Cearense, João Gabriel Rocha, deu as boas-vindas à nova integrante do Conselho Diretor, se colocando à disposição, e falando em nome de todo o Colegiado, para dar total apoio nessa nova jornada. O gestor ressaltou, ainda, a importância do Conselho voltar a ter uma representante feminina em sua composição. “A Arce foi uma das primeiras agências reguladoras criadas no Brasil e, somando isso ao trabalho exitoso realizado pelo excelente corpo técnico da Autarquia no decorrer de todos esses anos, podemos afirmar o quão desafiador é compor o colegiado de uma Agência que é referência nacional. Temos, cada vez mais, assumido grandes e importantes responsabilidades para o desenvolvimento do Estado nas áreas que regulamos e fiscalizamos: saneamento, transporte rodoviário intermunicipal, energia elétrica e gás natural canalizado. Trata-se do reflexo de um trabalho exitoso e que gera frutos para o cidadão”, complementou o Chefe do Colegiado, ao finalizar a cerimônia.

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br