Cidadãos de Maranguape pagarão tarifa mais barata no serviço de transporte metropolitano
2 de maio de 2024 - 15:12 #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #arce #Boa Governança #Ceará #Estado do Ceará #Licitação #Região Metropolitana de Fortaleza #regulação #Transporte Metropolitano #Transporte Rodoviário #Transporte Rodoviário Intermunicipal
Os usuários dos serviços de transporte regular metropolitano de Maranguape terão acesso a uma tarifa mais barata. Trata-se de licitação realizada para o citado segmento, a qual fora concluída com êxito pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e pelo Governo do Estado. Agora, os cidadãos maranguapenses, que antes pagavam uma passagem no valor de R$ 10,75 (dez reais e setenta e cinco centavos), passarão a pagar o valor de R$ 8,15 (oito reais e quinze centavos) para se deslocarem até a Capital, Fortaleza. A diferença de valores representa uma redução superior a 24%.
Durante os estudos para elaboração do edital de licitação, os técnicos da Agência Cearense analisaram e constataram a necessidade de mudança do município de Maranguape do quinto para o quarto anel viário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), resultando em uma diminuição da tarifa. De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Arce, João Gabriel Rocha, a Agência está cumprindo, com o rigor técnico que o Estado exige, seu papel de promover a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. “O serviço de transporte é basilar para o cidadão, portanto temos a responsabilidade de realizar uma gestão com foco na qualidade, na segurança e na continuidade. É com esse pensamento que norteamos nossos trabalhos. Com a realização da licitação, ficará mais fácil gerir o serviço de transporte na RMF”, enfatizou o Gestor.
Anéis Viários da RMF
Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza são: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Trairi.
O serviço regular metropolitano é composto por mais de 70 linhas, divididas em três grupos (conforme figura abaixo), sendo realizado por ônibus do tipo urbano com catraca, podendo transportar passageiros em pé. Em relação ao cálculo tarifário adotado na RMF, cabe destacar que a região é dividida em seis anéis tarifários.