Arce tem efetiva participação no 3º Fórum Internacional Universalizar
14 de abril de 2025 - 13:48 #Abastecimento de Água #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #arce #Boa Governança #Ceará #Estado do Ceará #Saneamento Básico #Universalização do Saneamento
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participou, na sexta-feira, 11 de abril, do 3º Fórum Internacional Universalizar, realizado no Espaço La Maison. O evento global, organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), teve como foco a universalização do saneamento e a construção de uma infraestrutura hídrica sustentável.
Com o tema “A Universalização do Saneamento e COP30: estratégias e parcerias para infraestrutura sustentável”, a iniciativa visou discutir soluções inovadoras e práticas que enfrentem os desafios climáticos e promovam o acesso universal ao saneamento. Na oportunidade, o presidente do Ente Regulador Cearense, Rafael De Paula, integrou as discussões que nortearam o oitavo painel, sobre “Regulação, Tarifas, Subsídios e Eficiência no Saneamento”.
Em sua fala, De Paula enfatizou a importância da existência de uma regulação forte e eficiente, para garantir a segurança econômica e técnica dos serviços. “A presença de uma entidade reguladora com autonomia é imprescindível para garantir a confiabilidade dos investidores, uma vez que terão a certeza de que as regras serão cumpridas. Portanto, a regulação é um dos pilares que conferem a eficácia necessária aos serviços públicos, sobretudo os de saneamento”, pontuou o presidente da Arce.
O painel também contou com a participação do presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, do superintendente substituto de regulação em saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Alexandre Andreráos, e do diretor técnico e operacional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Clécio Cruz.
O fórum reuniu especialistas internacionais e profissionais de renome de diversas partes do mundo para discutir soluções inovadoras e práticas que enfrentem os desafios climáticos e promovam o acesso universal ao saneamento.
O evento teve a participação inédita de representantes de países da América do Sul e Caribe, além de professores e especialistas renomados da University College London (UCL) e da Universidade de Florença, entre outras instituições de prestígio.