Arce participa de missão técnica com a ANA para conhecer o modelo de saneamento rural do Sisar
30 de julho de 2025 - 14:00 #Abastecimento de Água #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #ANA #Boa Governança #Ceará #Estado do Ceará #saneamento #Saneamento Básico
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participou, até a manhã desta quarta-feira (30), de uma missão técnica ao lado da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Organizada pelo Instituto Sisar e pela Gerência de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a visita contemplou o município de Sobral e outras localidades da região norte do Estado.
Representando a Arce, o analista de regulação Alceu Galvão integrou o grupo que também contou com representantes da Cagece, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Bahia. A missão teve como foco apresentar e debater o modelo do Sisar, além de observar, in loco, a organização das comunidades atendidas e os mecanismos de controle social existentes.
Durante a visita, foi destacada a relevância da regulação adequada para o segmento de saneamento rural. “Existe uma preocupação crescente quanto à regulação desse setor específico, que possui características próprias e demandas distintas dos ambientes urbanos”, ressaltou Alceu Galvão.
A ANA, responsável por estabelecer normas de referência para o setor de saneamento básico no Brasil, tem buscado conhecer diferentes realidades regionais, como a do Sisar, que é reconhecido nacionalmente como uma experiência bem-sucedida de gestão descentralizada e participativa no meio rural.
A iniciativa também teve como propósito avaliar o impacto social e operacional do sistema no contexto cearense, contribuindo para a formulação de políticas públicas e diretrizes regulatórias mais alinhadas com a realidade das populações do campo.